Sucuri de três metros é capturada em Santa Helena

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pescadores do ponto 36 localizado na Fazenda Rainha, no distrito de Sub - Sede, em Santa Helena, acionaram a Polícia Ambiental para capturar uma cobra sucuri medindo aproximadamente três metros de comprimento, pesando cerca de 30 quilos.

Ao chegar ao local, os policiais constataram que o réptil encontrava-se enroscado em uma rede de pesca, já morto. De acordo com relatos dos policiais ambientais que realizaram a captura, a cobra não conseguiu se desvencilhar da rede e acabou morrendo afogada.

A Polícia Ambiental de Santa Helena aguarda orientação do comando para saber a correta destinação do animal. A sucuri poderá servir a estudos ou ficar em exposição como réptil capturado no lago de Itaipu. Os pescadores daquela região já suspeitavam da presença de uma sucuri em virtude do sumiço e de restos de peixes encontrados presos nas redes de pesca.

Mesmo sabendo que o animal já estava morto, os pescadores auxiliaram a polícia ambiental a fazer a retirada da cobra com certa cautela. Muitos demonstram medo agora, com receio de que outras da mesma espécie estejam presentes naquela localidade. A Polícia Ambiental alerta que as sucuris não costumam atacar humanos com frequência.

As autoridades de segurança orientam a população para que não sacrifique animais exóticos, sob pena de responder criminalmente. Há poucos dias, a polícia ambiental foi acionada para fazer a captura de duas cobras da espécie Cascavel. A sucuri não é uma espécie venenosa.

Outro caso de encontrar uma cobra foi em Itaipulândia. Pescadores que atuam no Lago de Itaipu, na região de Itaipulândia,  encontraram na manhã desta quarta-feira (11), em uma rede de pesca, uma cobra Sucuri de 3,20 m pesando 27,8 kg. A cobra morreu possivelmente por afogamento, disse o sargento Assis, da Polícia Ambiental. É um filhote de Sucuri, diante do tamanho e peso afirmou o policial.

Em novembro de 2007, em uma casa abandonada em Marechal Cândido Rondon, a Polícia Ambiental recolheu uma cobra Sucuri com 6 m de comprimento e quase 200 kg. Como estava viva, a cobra foi devolvida ao Lago de Itaipu, habitat natural dela na região.  

O filhote sem vida, encontrado pelos pescadores de Itaipulândia, estava sendo mantido no freezer e será entregue ao Colégio Anglo Americano de Foz do Iguaçu, para estudos e exposição. Ela vai ser empalhada, afirmou o chefe do posto da Polícia ambiental da PM, no Refugio Biológico Bela Vista

Fonte: FocoSH com informações da Rádio Cultura de Foz 

Fotos: Divulgação
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets