Alunos de Dom Armando participam de palestra sobre Constituição

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Na manhã do dia 22 de junho os alunos do 9º ano da Escola Estadual do Campo, Tancredo Neves, do Distrito de Dom Armando, tiveram uma palestra sobre a Constituição Federal Brasileira com o jornalista e advogado Jorge Bandeira, da cidade de Cascavel. O Objetivo da palestra foi enriquecer o conteúdo estudado na disciplina de Geografia, com a professora Cristiane Barth, bem como frisar a importância e a função dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas Federal, Estadual e Municipal, e o papel efetivo do cidadão no desempenho dos mesmos.

Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país, ela regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nos países democráticos, a Constituição é elaborada por uma Assembleia Constituinte (pertencente ao poder legislativo), eleita pelo povo. 

Conforme relatou o jornalista e advogado Jorge Bandeira, a vida dos cidadãos está diretamente ligada a Constituição Federal do Brasil. "O estudo desta obra, representa o saber dos direitos e obrigação da sociedade brasileira” afirma.


Constituição

A Constituição é a Lei Maior que rege a vida de um país.

“Título I – Dos princípios fundamentais
            Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I-construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II-garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets