Igreja Batista de Missal vai comemorar 3º aniversário em Agosto

sábado, 30 de junho de 2012 0 comentários

A Igreja Batista Boas Novas de Missal vai comemorar o terceiro aniversário da igreja no municipio. A comemoração irá acontecer no dia 04 de agosto na Assemi (Associação dos servidores municipais de Missal) a partir das 19h30.

Dois furtos são registrados em Itaipulândia

0 comentários

Dois furtos foram registrados de sexta-feira (29) a sábado (30) no município de Itaipulândia. Um furto simples e um furto qualificado. Uma bicicleta foi furtada do interior da escola Carlos Gomes. E uma rede de pesca foi tirado do lago de itaipu, onde estava armado.

Menor é pego com celular furtado em Itaipulândia

0 comentários

Um menor foi pego portando um aparelho celular que havia sido furtado dias atrás. O menino foi até uma loja de revenda de celulares querendo concertar o aparelho. O dono reconheceu que o celular havia sido furtado da loja. O garoto afirmou que comprou o celular de uma terceira pessoa. Ele foi encaminhado para o Conselho Tutelar da cidade.

Homem dá uma facada em cachorro em Itaipulândia

0 comentários

Maus tratos a animais vem sendo registrados em toda região. A mídia está falando bastante sobre esse assunto. Em Itaipulândia um homem chegou a dar uma facada em um cachorro da raça Pastor Alemão. O dono do cão ainda suspeita que o mesmo homem tenha matado outro cachorro jogando veneno pra eles.

Vanderlei Baum é candidato a reeleição pelo PSD

sexta-feira, 29 de junho de 2012 1 comentários

Aconteceu na noite de sexta-feira (29) a convenção do Partido Social Democrático (PSD) em Missal. O auditório da câmara de vereadores ficou lotada de filiados e simpatizantes ao partido. na oportunidade foi apresentada a proposta de candidatura do Vereador Vanderlei Gilmar Baum. Os convencionais aprovaram, por aclamação, o nome de Vanderlei para concorrer a reeleição nas eleições de 7 de outubro.

Parceria entre prefeitura de Missal e DER melhoram estradas do interior

1 comentários

Teve início na terça-feira (26), o cascalhamento de 15 quilômetros de estradas rurais em diversos trechos do município. As melhorias estão acontecendo devido a parceria com o DER (Departamento de estradas de rodagem) que dispôs da patrulha rural (máquinas e caminhões) e o município a manutenção da frota (combustível e oficina).

Luís Graeff é o cônsul do Inter em Missal

0 comentários


Na última quarta-feira (27) tomou posse o Cônsul do Inter em Missal. A posse aconteceu na sede da associação dos colorados de Missal com a presença de integrantes de várias associações da região e de alguns cônsules, de São Miguel, Medianeira, Santa Helena, além do diretor regional do Inter, Vaz Saul Falkembach.  Luís Carlos Graeff é o cônsul do Inter em Missal.

Comad faz conscientização nas ruas de Missal

0 comentários

Na sexta-feira (29) o Comad (Conselho Municipal anti-drogas) de Missal esteve realizando uma atividade no centro. Os alunos do projovem entregaram panfletos de conscientização em relação as drogas. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a problemática, que atinge tantas famílias, inclusive em Missal.

Confira o resultado das eleições para o Conselho Tutelar de Missal (Atualizada)

quinta-feira, 28 de junho de 2012 0 comentários

Nessa quinta-feira (28) aconteceu em Missal as eleições para o Conselho Tutelar. Os eleitos vão atuar nos próximos 3 anos. Ao todo 8 candidatos concorreram a 5 vagas. A eleição foi marcada pela pouca participação, foram 2.464 eleitores em todo município, que possui um pouco mais de 10.000 habitantes. 

Amanhã acontece mais uma Caminhada da Sustentabilidade

0 comentários


A caminhada da Sustentabilidade, que estava prevista para o dia 20 de junho, foi adiada devido as chuvas da semana passada. O evento tem nova data. Vai acontecer na sexta-feira (29). Coletivo educador juntamente com a Administração municipal, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho dos Municípios Lindeiros e Itaipu Binacional convidam todos a participar da Caminhada da Sustentabilidade. Atividade alusiva ao dia mundial do meio ambiente.

Paraná terá 35 milhões de reais para compra de carteiras escolares

0 comentários

O Paraná deverá receber 35 milhões de reais, do governo federal para compra de 250 mil mobiliários para escolas públicas e recursos para a construção de pelo menos 42 quadras esportivas em estabelecimentos de ensino. Os investimentos fazem parte do PAC Equipamentos, programa lançado nesta quarta-feira pela presidente Dilma Roussef com o objetivo de estimular a economia. 

Direção da Escola Renascer agradece colaboradores da festa junina

quarta-feira, 27 de junho de 2012 0 comentários


No dia 8 de junho aconteceu a festa junina da Escola Municipal Renascer. A festa foi um sucesso de acordo com a organização. A direção da escola está emitindo uma breve carta de agradecimento aos colaboradores. 

Administração de Missal investe em infraestrutura

0 comentários



A administração municipal de Missal anuncia obras que vão solucionar alguns problemas enfrentados pela população do Bairro Renascer ‘Novo’ e Loteamento Kotz, como a pavimentação das ruas, com galerias de águas pluviais (com a devida destinação) e passeio. O início das obras do novo sistema de água de São José e a solução do problema de falta de água em Esquina São Paulo e São Francisco. Ainda o início das obras do sistema de água nas Fazendas Formiga e Andreola, calçamento da estrada Missal/São José/Santa Cecília, além da reforma e adequação do posto de saúde do centro e mais casas para agricultores. 

Alunos de Dom Armando participam de palestra sobre Constituição

0 comentários


Na manhã do dia 22 de junho os alunos do 9º ano da Escola Estadual do Campo, Tancredo Neves, do Distrito de Dom Armando, tiveram uma palestra sobre a Constituição Federal Brasileira com o jornalista e advogado Jorge Bandeira, da cidade de Cascavel. O Objetivo da palestra foi enriquecer o conteúdo estudado na disciplina de Geografia, com a professora Cristiane Barth, bem como frisar a importância e a função dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas Federal, Estadual e Municipal, e o papel efetivo do cidadão no desempenho dos mesmos.

Flávio Arns autoriza 10 milhões de reais para ações na área da saúde

0 comentários

O governador em exercício Flávio Arns autorizou nesta terça-feira (26), a liberação de 10 milhões de reais para ações na área da saúde pública, especialmente para compra de medicamentos e manutenção de hospitais. Também prorrogou por três anos um convênio para o repasse de 4 milhões e 100 mil reais à Liga Paranaense e Combate ao Câncer, administradora do Hospital Erasto Gaertner, que atende pacientes de câncer de todo o Paraná. 

Ministro Lobão diz que crise no Paraguai não afeta Itaipu

0 comentários


O ministro de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, disse hoje (26) que a crise gerada pelo impeachment de Fernando Lugo como presidente do Paraguai não afeta em nada a hidrelétrica de Itaipu, que funciona "com toda normalidade". Lobão afirmou que as sanções que poderão ser aplicadas contra o Paraguai pelo Mercosul ou a União de Nações Sul-Americanas – Unasul - não atingirão o povo do país nem modificarão o funcionamento da hidrelétrica binacional.

Insegurança na fronteira finalmente entra em debate

0 comentários


Depois de ter sido adiada várias vezes, foi confirmada para o dia 5 de julho, uma quinta-feira, a audiência pública com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. A presença de Cesar foi confirmada ontem (26) pelo deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, ao lembrar do Dia Estadual de Combate às Drogas, comemorado ontem.

Jogos do Municipal de futsal movimentam ginásio 25 de julho

terça-feira, 26 de junho de 2012 0 comentários

Começou na terça-feira (19) o Campeonato Municipal de Futsal 2012. Os jogos acontecem no ginásio 25 de julho. São 3 categorias que estão sendo disputadas, Veterano e livre divisão A e divisão B. Os jogos da categoria veterana acontecem todas as quintas-feiras. Os jogos da categoria livre divisão B, acontecem nas terças e sexta-feiras. E os jogos da categoria livre divisão A são aos sábados. São 24 equipes disputando a competição, 6 no veterano, 6 na divisão A e 12 na divisão B.

Definidos os candidatos do DEM para eleições 2012

0 comentários

O DEM (Democratas) definiu, na noite de ontem (25) os nomes dos candidatos a vereador (a) e prefeito. A convenção aconteceu na Câmara de Veradores de Missal e contou com a presença de filiados, simpatizantes e da imprensa.

Falta de juízes pode inviabilizar eleição em pequenas cidades

0 comentários


Entre as 10 cidades, está Missal

Pelo menos dez cidades da região Oeste do Paraná correm o risco de ficar sem eleições em 7 de outubro caso o quadro de magistrados em três comarcas não ganhe reforço. O motivo é a falta de juízes titulares e substitutos para julgar os processos eleitorais e os demais em trâmite nos fóruns.

Paraná registra 13 mortes e 180 casos de gripe A em 2012

0 comentários

A Secretaria estadual da Saúde divulgou um boletim nesta segunda-feira (25) que aponta 180 casos de gripe A (H1N1) diagnosticados no Paraná este ano. Conforme o boletim, treze pessoas tiveram complicações e morreram em decorrência da doença, 11 delas neste mês. Os dados são da Sala de Situação da Gripe, que monitora e investiga todos os casos suspeitos da doença no Paraná.

Estado do Paraná vai investir 137 milhões de reais na compra de viaturas para a polícia

0 comentários

O Governo do Estado vai investir cento e trinta e sete milhões e quinhentos mil reais (R$137.500.000,00) na compra de 1.255 veículos para a Secretaria de Segurança Pública. A autorização para abertura da licitação foi assinada pelo governador Beto Richa na última sexta-feira (22). De acordo com Beto Richa, as ações para melhorar as condições da segurança, estão acontecendo em todo o estado.

Cohapar assina contratos da casa própria com famílias rurais do oeste e sudoeste

0 comentários


Famílias rurais de Missal e Matelândia estiveram reunidos na noite de segunda-feira (25) no Salão Paroquial de Missal para a assinatura dos contratos de habitação rural. São 10 famílias rurais de Missal que estarão sendo beneficiadas, bem como 10 de Matelândia. Estiveram presentes na assinatura, toda a comitiva da Cohapar, bem como os prefeitos de Matelândia, Edson Primon e de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Maria Carlessi, além do prefeito anfitrião, Adilto Ferrari.

Donas de casa do Assentamento Formiga participam de curso de derivados de mandioca

0 comentários


A Administração de Missal, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o SENAR/PR, realizou curso de derivados de mandioca para 12 donas de casa do Assentamento Formiga. O curso aconteceu no Clube da comunidade do Médio Rio Branco, nos dias 21 e 22 de junho e foi ministrado por Fabiane Lodi, instrutora do SENAR.

Palestra estimula a participação de pequenas empresas nas licitações públicas em Missal

segunda-feira, 25 de junho de 2012 0 comentários


Na ultima sexta-feira (22) aconteceu em Missal a palestra “Os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e seus impactos nas compras públicas”. O evento foi realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o apoio do Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Missal (Acimi).

Briga entre irmãos deixa um ferido em Itaipulândia

domingo, 24 de junho de 2012 0 comentários

Não é raro ter ocorrências de brigas, ainda mais entre irmãos. Mais uma vez a PM de Itaipulândia foi chamada para atender a ocorrência do gênero. Um vizinho percebeu que dois irmãos estavam brigando e acionou a polícia. Um dos envolvidos foi socorrido, e encaminhado para hospital da cidade. 

Fernanda Richa inaugura centro para jovens que tem atividades em três turnos

sábado, 23 de junho de 2012 0 comentários

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou nesta sexta-feira, em Paranavaí, o Centro da Juventude Fidelis Augusto de Andrade Guimarães, localizado na Vila Operária. A unidade é um dos 29 centros que estão sendo abertos em todo Paraná e atenderá cerca de 450 jovens e adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. 

Missalenses participam de jipeata em SC

sexta-feira, 22 de junho de 2012 0 comentários

Jipeiros de Missal participaram, entre os dias 07 à 10 de junho na cidade de Brusque – SC, da 19ª FENAJEEP 2012, sendo essa a maior festa do gênero no Brasil, sendo que esse ano o Município de Missal participou com um grupo de 12 integrantes, onde os mesmos tiveram a oportunidade de ver as tendências e novidades do setor.

Mais de 30 alunos do Karatê receberam faixa de graduação

0 comentários

Na última quinta-feira (21), mais de 30 alunos do Karatê de Missal receberam a faixa de graduação. O evento aconteceu na casa da Cultura. Participaram da entrega de faixas o professor de Karatê Zilmar Tramontin, a Secretária de Assistência Social, Lisete Noss Ribeiro, pais e alunos.

J.A. prepara encontro para formar grupos de jovens

0 comentários

No próximo sábado (23) a coordenação do Juventude em Ação de Missal estará realizando um encontro com jovens do centro da cidade. O objetivo do encontro é iniciar grupos de jovens na Matriz. Estão sendo preparadas atividades para a tarde de sábado. O início está previsto para as 14h na sala central do salão paroquial. Depois das atividades, haverá uma confraternização com lanche. Cada adolescente ou jovem que for deve levar uma prato de comida para a partilha.

Paraná vai pedir novas doses de vacinas contra a gripe

quinta-feira, 21 de junho de 2012 0 comentários

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou nesta quinta-feira (21), durante videoconferência com as 22 regionais de saúde, que o Paraná vai pedir ao Ministério da Saúde novas doses de vacina contra a gripe para reforçar a imunização, atendendo os grupos mais suscetíveis. 

Paraná tem o melhor desempenho da região Sul na geração de empregos

0 comentários

O Paraná foi o estado da região Sul que mais gerou empregos no mês de maio. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quinta-feira, foram criados no Estado 11.738 empregos. 

Mulher é agredida pelo irmão em Itaipulândia

0 comentários

Mais uma vez a polícia de Itaipulândia atendeu uma ocorrência de agressão. E mais uma vez de violência doméstica. Uma mulher solicitou presença policial. De acordo com informações da vítima, o próprio irmão a agrediu e não foi a primeira vez.

Inverno começa trazendo frente fria e tempo seco

0 comentários

O inverno começou oficialmente às 20h09 desta quarta-feira (20) trazendo tempo seco e temperaturas mais amenas na maior parte do país. A estação também é marcada pela baixa umidade relativa do ar, que propicia a ocorrência de queimadas, principalmente no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Caminhão carregado com massa de mandioca tomba na PR-495

0 comentários

No final da manhã de quarta-feira (20), o acidente do tipo tombamento foi registrado pelo internauta Tiago Flach, na PR-495 no distrito de Dom Armando. 

Alunos recebem camisetas do programa Cooperjovem e Educação em Tempo Integral

0 comentários

Na manhã do dia 20 de junho, o prefeito Adilto Ferrari juntamente com a Secretaria Municipal de Educação Sra. Ivanda Heck fizeram a entrega das camisetas de uniformes aos alunos do Pré II e 1º ano da Educação em Tempo Integral da Escola Municipal Renascer, projeto que vem sendo realizado há dois anos, atendendo 48 crianças, com oficinas semanais no contra-turno.

Eleição de Conselheiros Tutelares será dia 28 de junho

0 comentários


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA está promovendo a Eleição para Conselheiro Tutelar no Município de Missal para a Gestão 2012 – 2015. Todas as pessoas que tem o título de eleitor no Município de Missal podem votar. A eleição será no dia 28 de junho de 2012, das 9:00 as 17:00 horas. Para votar é necessário que traga o título de eleitor. 

Representantes de Missal participaram da Assembléia da Adetur

0 comentários

 No dia 15 de junho 2012 representantes de Missal  participam da Assembléia da Adetur (Agencia de Desenvolvimento de Turismo  Regional), esta entidade surgiu com a fusão do Instituto de Turismo e do Fórum  Cataratas. 

Conselho Municipal Antidrogas de Missal participou de debate em Foz do Iguaçu

0 comentários

Estiveram em Foz do Iguaçu na última quinta-feira (14), membros  do COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas) de Missal no Debate de Políticas  Antidrogas, onde cada município colocou a realidade e as dificuldades de encaminhar  seus usuários para casas de apoio para tratamento. 

Vazão nas Cataratas do Iguaçu está acima do normal

quarta-feira, 20 de junho de 2012 0 comentários

Devido às chuvas dos últimos dias a vazão das Cataratas do Iguaçu aumentaram muito, o volume de metros cúbicos por segundo chegou a ser cinco vezes maior que o normal. A vazão para essa época do ano – que normalmente é de estiagem – é de 1 milhão de metros cúbicos por segundo, mas no dia 20 já atingiu a marca de 9 milhões de m³ por segundo.

Serranópolis participa da Rio + 20

0 comentários

O Município de Serranópolis do Iguaçu participa da Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho de 2012, com o Programa AGROFORTE – Juro Zero, elaborado pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Sehn, que esteve no Rio de Janeiro para representar o Município na Conferência.

Senador Sérgio Souza defende Agência do INSS

0 comentários

O Senador Sérgio Souza visitou Matelândia na última semana. Ele foi
recepcionado por autoridades do município, dentre elas o anfitrião Prefeito Édson Antônio Primon que  aproveitou para entregar uma reivindicação ao congressista, solicitando a implantação de uma agência do INSS em Matelândia. "Nós vamos encaminhar essa solicitação e marcar uma audiência com o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho para atender essa solicitação", disse Souza.

Apreensão de quatro veículos e maconha

0 comentários

No dia de hoje (20/06), servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de quatro veículos com mercadorias estrangeiras procedentes do Paraguai e 28,5 quilos de maconha. A ação foi realizada nas estradas vicinais em Santa Terezinha de Itaipu/PR e faz parte da Operação Fronteira Blindada.

Programa paranaense de incentivo ao esporte vai atender mil atletas e técnicos

0 comentários

O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (20), em Curitiba, a edição 2012 do programa Talento Olímpico Paranaense, o TOP 2016. Neste ano, o programa terá investimentos de sete milhões e trezentos mil reais e vai ofertar mil bolsas para atletas e técnicos de 27 modalidades olímpicas e 10 paraolímpicas do Estado.

Agricultura orgânica de São Miguel ganha novo centro

0 comentários

 A cultura de produtos orgânicos e seus derivados em São Miguel do Iguaçu está apresentando crescimento a cada dia. A começar pelo grupo de produtores de orgânicos que em 2002, quando a associação foi inaugurada, eram 17 famílias, hoje são 260 associados que estão comemorando a conquista de um centro de distribuição de produtos dotado de equipamentos e estrutura para incrementar ainda mais o empreendimento.

Paraná cria comitê para fiscalizar uso de recursos em estádio para a Copa de 2014

0 comentários

O governador Beto Richa instituiu esta semana um comitê de gestão para acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos que custearão a reforma do estádio Joaquim Américo, em Curitiba, para a Copa do Mundo de 2014. O financiamento, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, será repassado ao Clube Atlético Paranaense pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico, por meio da Fomento Paraná.

Elio Rusch discursa na Assembleia sobre o problema do preço da carne suína no Paraná

0 comentários

O deputado estadual Elio Rusch, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente do Democratas no Paraná, discursou na sessão plenária desta quarta-feira (20), sobre o problema crítico que vive hoje o produtor paranaense de suínos.

Polícia Federal apreende quase duas toneladas de maconha em Itaipulândia

0 comentários

Policiais federais do Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima) de Foz do Iguaçu apreenderam ontem (19) 1,7 tonelada de maconha. A droga foi encontrada às margens do Lago de Itaipu, em Itaipulândia, na localidade Linha Lindamar.

Acimi realiza sorteio do Dia dos Namorados

0 comentários

No dia dos namorados (12) a Acimi esteve realizando mais um sorteio da Campanha “Show de prêmios pra você 2012”. O sorteio aconteceu na sede da Acimi, nas dependências da escola do trabalho de Missal. Foram sorteados dois kit’s O Boticário e um aparelho celular. Os empresários participantes do fundo de promoções estiveram presentes na oportunidade.

Medianeira: Mais de mil profissionais ingressam no mercado formal de trabalho em cinco meses

0 comentários

De janeiro a maio deste ano, a Agência do Trabalhador de Medianeira intermediou a colocação de 1.053 profissionais no mercado formal de trabalho. A divulgação tem como base o último relatório da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que apresenta os números referentes ao mês de maio e a somatória dos cinco meses de 2012. Somente no último mês, 197 pessoas tiveram suas carteiras de trabalho assinadas em Medianeira, através de intermediação da Agência do Trabalhador.

Primeiro caso de Gripe A é confirmado em Foz

0 comentários

Em entrevista ao programa Contraponto desta segunda-feira (18), o enfermeiro da Vigilância Sanitária, Roberto Doldan, informou que Foz do Iguaçu registrou o primeiro caso de Gripe A do ano. O homem infectado pelo vírus é morador e não saiu da cidade nos últimos meses, significando que o vírus está circulando pela região.

Na UTFPR serão ofertadas 3.354 vagas para o Sisu

0 comentários

Os candidatos interessados em ingressar no segundo semestre na UTFPR deverão se inscrever na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2012. As inscrições do processo seletivo, que são gratuitas, devem ser efetuadas no portal do Sisu de 18 a 22 de junho. O pré-requisito para participar do processo é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Ao se inscrever, o candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo possível alterar as opções durante as inscrições.

Condutor leva 240 pontos no rosto após acidente

1 comentários

No fim da noite de ontem segunda-feira (18), um acidente foi registrado na PR-488, no trecho que liga Santa Helena a Sub-Sede, próximo da Ponte sobre o Rio São Francisco Falso.

Porcos nascem unidos por uma só cabeça em Serranópolis

0 comentários

Uma situação incomum foi registrada há uma semana em uma propriedade rural na Linha Formosa, em Serranópolis do Iguaçu, distante cerca de 100 quilômetros de Cascavel. De uma cria de 14 leitões, dois deles estavam com os corpos unidos por uma só cabeça. Os dois animais já nasceram sem vida. Os outros 12 não apresentavam qualquer anormalidade.

Polícia encontra acampamento de caçadores dentro do Parque Nacional do Iguaçu

0 comentários

Durante trabalho para combater crimes ambientais que são praticados dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a Polícia Militar Ambiental localizou na última sexta-feira (15) um acampamento de caçadores, em meio à floresta, em São Miguel do Iguaçu (PR). “

Nome de Deputado é eternizado em Missal

0 comentários


Em cerimônia realizada na última sexta-feira (15) no Terminal Turístico de Vila Natal, através do projeto de lei 007/2012, de autoria do presidente da Câmara de vereadores de Missal, Nelson Fernandes dos Santos e do vereador Paulo da Veiga, o novo restaurante da praia passou a se chamar Centro de Eventos Deputado Moacir Micheletto.

CCAA de Missal leva alunos para "Tarde no Cinema"

0 comentários

O CCAA Missal levou os seus alunos para uma "Tarde no Cinema" em Foz do Iguaçu. O passeio foi realizado no último sábado, dia 16 de junho. Além dos alunos, professores e amigos participaram da atividade. O filme escolhido foi "Madagascar 3 - Os procurados" em 3D. 

Governo do Paraná vai investir 11 milhões de reais para regularizar propriedades rurais

0 comentários

Mais de 30% das 375 mil propriedades rurais do Paraná estão em situação fundiária irregular, o que impede o acesso dos proprietários a financiamentos para investir em habitação e produção e limita as possibilidades de melhoria da renda do agricultor familiar. Para amenizar o problema, o Governo do Estado vai investir nos próximos três anos 11 milhões de reais, do Programa Pró-Rural, para regularização de cerca de quatro mil propriedades. 

Meta do Paraná é recuperar até um milhão de hectares de florestas nativas

0 comentários

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, afirmou nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, que o governo do Paraná tem como meta recuperar até um milhão de hectares de florestas nativas nos próximos 20 anos. Ele destacou que o Estado vem adotando medidas inovadoras para a conservação das riquezas naturais e que o trabalho foi reforçado com o lançamento do programa Bioclima Paraná. 

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado

0 comentários

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participa do lançamento da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite neste sábado (23), às dez e meia da manhã, na Boca Maldita, em Curitiba. Segundo a secretaria da Saúde, a meta do Paraná é imunizar 690 mil crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do público alvo. 

Turma de soldadores conclui curso

0 comentários

No último sábado (16) aconteceu o encerramento do curso de soldador realizado pela Escola do Trabalho através do Senai (Serviço nacional de Aprendizagem Industrial) em parceria com a prefeitura, pela Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo.

Gleisi Hoffmann Ministra Chefe da Casa Civil anunciou 7 milhões para o setor de saúde no Oeste do Paraná

0 comentários

No último Sábado (16) a Secretária Municipal de Saúde Tânia Sbabo Jank e o Diretor de Saúde Eduardo Staudt, estiveram na sede da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) representando o Prefeito Adilto Ferrari para ouvir o pronunciamento da Excelentíssima Senhora Gleisi Hoffmann Ministra Chefe da Casa Civil.

20º Café Colonial foi sucesso

0 comentários

No último sábado (16) o Provopar realizou no Centro de Eventos de Missal a 20ª edição do Café Colonial.

Festa Junina em Dom Armando é sucesso de público

segunda-feira, 18 de junho de 2012 0 comentários

Mais uma vez a Festa Junina realizada pelo Núcleo Escolar de Dom Armando foi sucesso de público. Na sexta-feira, dia 15 de junho, mais de mil pessoas participaram de um animado "arraiá junino". Além dos tradicionais quitutes da época, quatro danças foram apresentadas. Logo após as quadrilhas, a Banda 2001 animou os presentes.

Lei que regulamenta a profissão de motorista do transporte de cargas e de passageiros é sansionada

0 comentários

A presidente da República Dilma Rousseff sancionou esta semana a LEI N 12619 DE 30 DE ABRIL DE 2012, que regulamenta a profissão de motorista do transporte de cargas e de passageiros. Na prática, as regras proíbem os profissionais de dirigir por um período superior a quatro horas sem descanso mínimo de 30 minutos.

Caravana de Missal vai para posse da nova diretoria da Caciopar

0 comentários


Municípios da região Oeste já se organizam para participar em peso da posse festiva da nova diretoria da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), agendada para 22 de junho, às 19h30, no salão social do Tuiuti Esporte Clube, em Cascavel – atrás do Shopping WestSide. Na ocasião, o empresário e arquiteto Mario César Costenaro (Toledo) vai assumir para mandato de dois anos em lugar de Khaled Nakka (Vera Cruz do Oeste).

Adolescente é preso com celular furtado em Itaipulândia

0 comentários



No final de domingo (17) um adolescente foi preso em Itaipulândia. Ele estava com um celular furtado. Os policiais o abordaram num bar da cidade após patrulhamento. O jovem foi encaminhado a delegacia de São Miguel do Iguaçu e o conselho tutelar foi chamado,, para acompanhar o adolescente, que tem 14 anos.

Beto Richa afirma que Paraná deverá acessar linha de crédito do BNDES

sábado, 16 de junho de 2012 0 comentários

O governador Beto Richa afirmou que o Paraná deverá apresentar projetos para acessar a linha de crédito anunciada na sexta-feira, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, vai disponibilizar 20 bilhões aos Estados por meio do programa Pró-Investe. 

Ministra Gleisi visita o Oeste neste sábado

sexta-feira, 15 de junho de 2012 0 comentários

A Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, visita Cascavel neste sábado dia 16, momento que autoriza a construção de três importantes obras para a região Oeste. O evento acontece na sede da AMOP e reúne autoridades e a imprensa a partir das 10h30.

Fase regional dos Jogos Abertos do Paraná iniciam amanhã em SH

0 comentários

A definição das equipes que vão participar da divisão B dos 55º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) acontece no próximo final de semana, de 15 a 17 de junho, em 11 das 12 cidades que sediaram a primeira etapa da Fase Regional do torneio. Somadas todas as sedes, serão mais de 1 mil participantes em busca do título de campeão regional e da vaga para disputar a Fase Final dos JAPs, em Foz do Iguaçu, de 3 a 9 de agosto.

Inscrições para o Provão do CEEBJA termina hoje

0 comentários

Termina hoje (15), as inscrições para o Provão do CEEBJA de 2012. Os candidatos interessados deverão providenciar cópia da identidade e ir pessoalmente ou por procuração. 

Prazo de inscrição para o Enem 2012 termina nesta sexta-feira

0 comentários


O prazo para as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina às 23h59 desta sexta-feira (15). As inscrições devem ser feitas pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br. A taxa custa R$ 35. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro.
A expectativa do Inep é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui). Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:


O Inep criou um passo a passo para facilitar o processo de inscrições do Enem 2012 (Foto: Reprodução)
CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições 28/05
Término das inscrições 15/06 (23h59)
 Pagamento das inscrições Até 20/06
Taxa de inscrição R$ 35
Data das provas 03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
04/11 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito 07/11
Resultado individual 28/12
Fonte: Inep
Até as 17h de terça-feira (12) o Inep registrou 4.023.816 candidatos inscritos. Segundo o órgão, no ato da inscrição, 1.849 candidatos pediram auxílio de um ledor, 203 solicitaram prova em braile, 1.846 requisitaram assistência para déficit de atenção e dislexia e 1.103 pediram intérprete em língua brasileira de sinais (libras). Além disso, 58.289 candidatos se inscreveram como sabatistas – pessoas que guardam o sábado. Do total, 758 apresentaram-se como gestantes e 1.260 são lactantes.
Enquanto um grande contingente dos que vão fazer a prova está concentrado na faixa etária de 17 anos (662.822), o número de candidatos de 21 a 30 anos está maior: 1.176.934.

Inscrição

Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.
Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

ÁREAS DO CONHECIMENTO DO ENEM

Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
 Matemática e suas tecnologias: matemática  

As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Conferência dos dados

Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep

A redação

O sistema de correção do Enem sofreu mudanças em 2012. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

G1

Mais 15 casas para o município de Missal

0 comentários

Deputado estadual Elio  Rusch atua junto a Cohapar para liberação de verba para construção de mais  casas rurais no município, totalizando 25. Na terça-feira (12), o prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari esteve  na sede da Companhia de Habitação do Paraná - Cohapar, em Curitiba, para  assinatura do Termo de Cooperação Técnica que irá viabilizar a construção de  mais 15 casas rurais no município, pelo Programa Morar Bem Paraná Rural, em  parceria com o Programa "Minha Casa, Minha Vida Rural" do Governo  Federal. As 15 novas casas somam-se às 10 já aprovadas em 2011, que em breve  serão construídas.

ACIMI divulga projeto de desenvolvimento e capacitação profissional

0 comentários

A Coordenadoria das  Associações Comerciais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) está realizando em  parceria com o Centro de Desenvolvimento Intelectual (CDI), empresa  especializada em treinamentos e capacitação profissional a mais de 26 anos no  mercado, um projeto inédito de qualificação dos jovens do oeste do Paraná.

Núcleo Escolar de Dom Armando realiza Festa Junina: animação ficará por conta da Banda 2001

quinta-feira, 14 de junho de 2012 0 comentários

Muita música, animação e quitutes juninos. Nesta sexta-feira, 15 de junho, é a vez do núcleo escolar de Dom Armando realizar a tradicional Festa Junina. A tradicional quadrilha fica por conta dos alunos das escolas Municipal Joaquim Nabuco e Estadual Tancredo Neves. Quatro danças serão apresentadas.

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets