Alfabetização e letramento na Escola Municipal Novo Milênio

sábado, 20 de julho de 2013

Atualmente temas como alfabetização e letramento vêm sendo cada vez mais estudados por educadores/professores e colocados em prática nas escolas. É sabido que a alfabetização mecânica onde mostrava-se o conjunto de letras sem significado e dissociadas do contexto social não é mais interessante e adequado no momento em que nos encontramos.


Alfabetizar é muito mais, pois esta diretamente ligado ao letramento que ocorre quando a criança além de saber ler e escrever  compreende e sabe fazer o uso efetivo e autônomo da língua escrita em práticas sociais diversificadas. De acordo com Soares (2002) letramento e alfabetização se somam, pois a criança além de saber ler e escrever deve saber fazer uso socialmente da escrita e da leitura sendo que o ideal é alfabetizar letrando, o que significa orientar a criança para que ela aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais da leitura e da escrita; utilizando-se de todo tipo de material de leitura que circula na escola e na sociedade.

Pensando dessa forma os alunos do 2º ano “B” mediados pela professora Fabiana Mayer Klein realizaram diversas práticas educativas promovendo o letramento e a alfabetização. As atividades envolveram diversos conteúdos e disciplinas escolares e as crianças realmente aprenderam brincando e entenderam o contexto social onde os gêneros textuais se fazem presente bem como o significado das letras e palavras dos mesmos.

A turma encerra este semestre com praticamente todos os alunos alfabetizados e letrados, entendo que este processo é eterno, pois estamos a todo o momento tendo que nos adequar a diferentes tipos de leitura e escrita, refletindo e atuando diante delas.


De acordo com a professora Fabiana os alunos estão com grande expectativa pelo segundo semestre que promete ser ainda melhor que o primeiro.











0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets