Irmã Clarinda - Uma pessoa que fez dirença no município

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Irmã Clarinda  nasceu em Blumenau em 27 de março de 1908. Entrou na Congregação das Irmãs da  divina Providência em 21.01.1928. Seu nome original  era Marta Michels, sendo  filha de Leopoldo Michels e Odete Von  Jacobsen.


As Irmãs da  Divina Providência: Irmã Clarinda: parteira, enfermeira e farmacêutica, Irma  Cornélia: professora e Irmã Maurita   chegaram em Missal no dia 23 de fevereiro de 1965. A partir desta data  até abril de 1972  a Irmã Clarinda atendia em Missal, as mães  parturientes e doentes em geral. Não tinha dia, noite ou madrugada, nem chuva ou  sol que impediam de atender em casa. Ia a pé,   de carroça, de cavalo ou de jeep, rural ou caminhão, levando o material  necessário:  fórceps e remédios. Com  seu  espírito alegre, participativa e determinante  encarou muitos desafios, fatos inesperados os quais enfrentou com muita  paciência.

Como não havia  hospital nem médico no início da colonização ela socorria em casos de acidentes  e atendia os doentes. Casos mais graves, ela encaminhava ao médico em  Medianeira.

Quando esteve aqui em Missal, seus irmãos construíram uma pequena farmácia e um quarto anexo,  para ela acolher algum doente mais grave. (Onde mais tarde funcionou o cartório.) O povo de Missal, moradores daqueles anos têm muita história para contar da Irmã Clarinda. Muitos missalenses devem a sua vida a esta incansável batalhadora que foi um exemplo de dedicação, garra, carinho, idealismo e profunda fé em Deus.

Tinha um grande espírito missionário. Não media sacrifícios nos trabalhos como  enfermeira, farmacêutica, parteira e tinha muito carinho pelos mais  necessitados. Orientava as famílias e levava a comunhão aos doentes. Ela teve  passagem em diversos municípios e participava de todas as atividades nas  comunidades.

Irmã Clarinda recebeu o título de Cidadão Bocaiense, pelos relevantes serviços prestados  àquele município. Faleceu no dia 23.07.2005 em Lages – SC,, na véspera da data  de fundação de Missal,  aos 97 anos de  idade e 77 anos de vida religiosa.

Na oportunidade a Administração Municipal,  através do Prefeito Plínio Stuani e Vice Mirísia Butske enviaram mensagem de  condolência às Irmãs,  em nome dos  moradores de Missal.

Irmã Clarinda foi uma das alunas  da primeira turma de formandos do Ginásio Anchieta.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets