Oktoberfest não acontecerá esse ano em Marechal Rondon

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reunião realizada no último final de semana, na sede da Acimacar, culminou na decisão de não realizar a Oktoberfest oficial de Marechal Cândido Rondon neste ano.


A reunião envolveu membros da administração municipal, representantes das entidades que vinham trabalhando na organização da festa (CTG, ACJC, JCI, Assemar e AABB) e representantes da Associação Comercial. Diversos fatores foram apresentados pelas entidades parceiras e pelo Poder Público municipal, que apontaram para a inviabilidade de continuar realizando a Oktoberfest nos moldes como vinha acontecendo.

O primeiro deles foi o prejuízo que o evento deu às entidades organizadoras nas últimas edições. Outros fatores recentes que influenciaram na decisão foi a lei seca, a problemática envolvendo menores, e o efeito Santa Maria, que obrigaria uma série de cuidados de segurança adicionais. Aliado a tudo isso, mais um fator preponderante que pesou na decisão foi o desvirtuamento cultural do evento nos últimos anos.

A realização de uma festa baseada apenas na comercialização de bebida alcoólica foi interpretada como sem sentido pela maioria dos participantes da reunião. A dificuldade de acesso das famílias devido à proibição da presença de crianças e adolescentes no ambiente da festa também foi apontada como fator desmotivador do evento nos moldes que vinha ocorrendo.

Manifestações

Várias manifestações aconteceram no encontro. Nem todos os representantes manifestaram-se em nome das entidades, mas deram suas opiniões pessoais sobre o assunto. A maioria apoiando a ideia de não realizar a festa neste ano para poder repensá-la. Para o presidente do CTG, Christian Guenther, que esteve na coordenação da Oktoberfest nos últimos anos, há a necessidade urgente de rever o evento. Ele relata o prejuízo superior a R$ 15 mil na edição do ano passado, o que desmotiva a participação das entidades.

O presidente da JCI, Gabriel Centenaro, seguiu o mesmo raciocínio, observando que trabalhar voluntariamente e ainda ter que desembolsar dinheiro desmotiva quem está envolvido na organização. “Entendo ser importante esta pausa para readequar a festa e voltar com ela num novo formato no ano que vem. A Oktoberfest precisa agradar a toda a sociedade”, destacou.

O presidente da Assemar, Aldo Schülke, observou que o público da festa vem reduzindo nos últimos anos, o que provoca um impacto nos resultados financeiros. Da mesma forma manifestou-se o presidente da ACJC, Fernando André Adam, destacando que “é preciso rever a festa para se buscar o público que havia antigamente”. O presidente da AABB, Mário Fernando Almeida, foi ainda mais enfático. “Temos que quebrar a rotina. Repensar o evento e trazer para ele novas atrações. Precisamos modernizar a Oktoberfest”, defendeu.

Mesmo sem a Acimacar ter envolvimento na organização da Oktoberfest, o presidente da entidade, Josué Maioli, entende que é um evento que ajuda a movimentar a economia da cidade, e por isso a Associação tem interesse em participar das discussões acerca da mesma. Porém, ele mesmo observou que a festa perdeu a sua identidade cultural e virou um problema para muitas pessoas.

Por outro lado, segundo ele, existe um anseio muito grande da sociedade para se resgatar as origens da festa, por isso precisa ser rediscutida.

Fórum

Diante dos vários argumentos apresentados, a maioria entendeu ser prudente a não realização da Oktoberfest neste ano. O objetivo é parar por um ano e rediscutir a festa, visando construir um novo formato, retornando com o evento completamente reformulado e atraente em 2014, dentro de um planejamento que permita a realização de uma Oktoberfest atraente para o público e viável economicamente. Esta discussão deverá acontecer dentro de um fórum que será organizado pela administração municipal no mês de outubro, para discutir a Oktoberfest e todos os demais eventos oficiais de Marechal Rondon.


O Presente

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets