Volkslieder: o regaste das músicas populares alemãs no Sul do Brasil

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Professor missalense Ciro Damke realiza pesquisa sobre temas musicais como Heimat, Wanderlust e Jugend



“Heimatlos sind viele auf der Welt,
Heimatlos und einsam wie ich.
Überall verdiene ich mein Geld,
Doch es warter Keiner auf mich”.

“Sem Pátria estão muitos no mundo,
Sem Pátria e sozinho como eu.
Em qualquer lugar eu ganho minha vida,
Mas ninguém espera por mim”.



Músicas como Heimatlos (trecho acima), Wir sitzen so fröhlich beisammen, Die Gedanken sin frei e Tirol, Tirol, Tirol, Du bist mein Heimatland são bem conhecidas pelos praticantes da língua alemã. Muitas dessas ainda fazem parte da vida de alguns descendentes, como por exemplo, o Coral Voz Ativa, da terceira idade de Missal. Porém, essas músicas já não são mais comuns entre os descendentes alemães.
Para resgatar e guardar um pouco desses valores, na quinta-feira, 24 de agosto, aconteceu o lançamento do livro “Volkslieder”, do Professor Ciro Damke. Ele é um dos homenageados no ano do Jubileu de Ouro da cidade. Há quase 50 anos no magistério, já foi coordenador de grupo de teatro, diretor do Colégio Estadual Padre Eduardo Micheles e um dos que lutou pela emancipação de Missal.
O livro é oriundo de uma pesquisa, onde Ciro analisou os aspectos lingüísticos, socioculturais e indentitários das músicas populares alemãs no Sul do Brasil. “De música entendo muito pouco, mas gosto de ouvir e entendo as letras das canções populares. Isso me encanta e me motivou a fazer as pesquisas. Além disso, conta com depoimentos de cantores sobre fatos reais ou imaginários presentes nas mesmas”, informou o professor. Além da pesquisa bibliográfica, o professor entrevistou 14 cantores, sete homens e sete mulheres que mantêm viva a música popular, aquela que estes aprenderam na infância, com os pais e os avôs.
No trabalho, Ciro utilizou uma citação que caracteriza a importância da pesquisa e a riqueza cultural do tema: “Não há nenhum povo sobre a face da terra que pode comprovar uma tal riqueza musical na sua herança cultural quanto o alemão. Pode-se afirmar que o espírito alemão encontrou no canto sua expressão mais viva e mais fiel e por isso, o canto esteve presente e motivou toda a vida do povo”. (SEIBT, 2004, p. 6)
O lançamento do livro e a homenagem partiram do vereador e ex-aluno de Ciro, José Schneiders, o Chico Padero. “Essa homenagem é mais do que justa para um homem que tanto fez pelo município. Eu era aluno de teatro dele, apresentávamos em alemão lá em Medianeira. O trabalho dele, hoje, é motivo de orgulho para os missalenses, para quem mantêm viva essa tradição”, destacou.
Dentre os entrevistados está Alfredo Butzke, o “Vovô Butzke” (in memorian) que foi homenageado. O exemplar do livro foi entregue a um membro da família. Os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar e se emocionar com um trecho da entrevista feita com o vovô, que contou e cantou um pouco das músicas que aprendeu na infância.
A noite contou ainda com apresentações culturais, como a do grupo de danças Vida Ativa, da Cia. Municipal de Dança e do Coral Voz Ativa. Os alunos da professora Graciele Wingert, do CELEM (Centro de Ensino da Língua Estrangeira Moderna), realizaram três apresentações: um teatro com a história dos Três Porquinhos (die drei kleinen Schweinchen), a música “Deutsch ist cool” e um poema em português e alemão.
O livro Volkslieder não está à disposição para venda, apenas para registro de pesquisa. A Biblioteca Municipal foi contemplada com alguns exemplares, que podem ser emprestados para leitura. O museu também recebeu um exemplar para arquivo histórico.

Quem é o professor?

Ciro Damke Iniciou sua vida profissional como professor em São Paulo das Missões. Em 1973 veio para Missal. Atuou como professor no Ginásio Anchieta, CNEC de Missal e foi professor e diretor do Colégio Padre Eduardo Michelis. Sua trajetória de vida é marcada por grandes momentos é autor de livros e textos utilizados nas Universidades, revistas e jornais da região.
        Atualmente Ciro é professor adjunto do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon e Cascavel. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas em contato, variação linguística,  língua e ensino, sociolinguística, Brasildeutsch, músicas populares alemãs,  língua, cultura e identidade. 

Daiane Staub











0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets